COMO DESPERTAR O LÍDER MESTRE

Quando as pessoas ouvem falar em Liderança Xamânica, costumam pensar que se trata de uma Liderança Espiritual. E quando pensamos em Liderança Espiritual, tendemos a pensar em religião, dogmatismo, sectarismo ou até mesmo, fanatismo. Acredito verdadeiramente, que todos esses atributos podem ser aplicados para liderar pessoas, levando-as ao encontro de certas exigências ideológicas ou talvez, religiosas. Porém, quando falamos de xamanismo, não se trata de religião. Mas de uma sabedoria multimilenar, que se embasa na observação dos fenômenos da natureza, das plantas, dos animais e elementais, dentro de uma filosofia natural, de onde se derivam arquétipos poderosos, que podem ser incluídos nas metodologias de liderança, como ferramentas e métodos, que podem alavancar processos e facilitar a arte de liderar pessoas.

A filosofia xamânica ancestral nos inspira e incentiva a trilhar o caminho da inovação. Proporcionando a integração da sabedoria contida nos arquétipos da natureza, com os modernos recursos e modelos metodológicos. Mas para isso, é imprescindível o estudo e a prática do xamanismo, para aprender como os xamãs utilizam seus conhecimentos e talentos inatos, para conduzir, apoiar, curar, orientar, acompanhar, desenvolver e empoderar as pessoas. O xamã utiliza ferramentas e técnicas ancestrais que nos leva a descobrir os potenciais e talentos inatos que residem em nosso Ser Inconsciente. Que precisam ser despertos e desenvolvidos supraconscientemente, para que de fato, os resultados desejados e as necessidades reais da vida, sejam conquistadas com satisfação e senso de auto-realização.

Da mesma maneira se aplica na arte de liderar pessoas. Além de vocação e talento inato, é preciso muita sabedoria e conhecimento dos comportamentos humanos. Atributos que o xamanismo desenvolve naturalmente, através de diversas práticas, incluindo o estudo da expansão da consciência. Liderar pessoas inspirado nos conceitos clânicos, nos modelos organizacionais e nos arquétipos utilizados pelo xamanismo, pode se tornar um grande prazer e realização interior.

Apesar do Xamanismo oferecer ferramentas e técnicas, métodos e aplicações práticas de sua sabedoria, na esperança de aprimorar as habilidades e competências de liderança e auto liderança, reconhecemos que nada de grandioso acontece em nossas vidas, sem sacrifício e comprometimento.

“Para se tornar um líder autêntico, a pessoa deve estar disposta a se sacrificar pelas pessoas, e se comprometer com isso.”

O xamanismo nos ensina exatamente como nos tornarmos seres humanos mais conscientes, acerca das necessidades primais da vida, da humanidade e da natureza. Despertando em nós, o senso de proteção e preservação do meio ambiente. Atributos que uma vez ressignificados, expandidos e empoderados, potencializarão as capacidades e competências de todo grande líder. Que não apenas contribuirá para a prosperidade das pessoas e das instituições, mas também, contribuirá com ações que promovam conscientização e desenvolvimento ecológico, para gerar equilíbrio planetário.

Mas para que isso aconteça, é fundamental lembrar sempre de lembrar, para que nunca se esqueça de lembrar, que de uma forma ou de outra, um dia todos nós seremos lembrados nesta vida. Entretanto, a pergunta poderosa é: Por qual razão? O que você acredita que as pessoas falarão de você depois que partir desta vida? Somos o que pensamos. Vivemos os resultados das ações que criamos, dentro de um sistema de crenças que estabelecemos, consciente ou inconscientemente. E certamente o que as pessoas dirão de você, não será o que você conseguiu realizar por si mesmo, mas o que você foi capaz de conquistar com os outros. Eles não vão falar da grandiosa fogueira que você acendeu, mas sobre como você conseguiu manter os outros aquecidos, sobre como conseguiu iluminar a escuridão para mantê-los protegidos, e sobre como você foi capaz de instruir e capacitar outros, para na sua ausência, acender a próxima fogueira.

Sigamos juntos…

Lindo seja seu caminhar!

Akaiê Sramana

Akaiê Sramana

Akaiê Sramana

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *