MAHASHIVARATRI – A Grande Noite de Shiva

“Hara Hara Mahadeva – Om Namah Shivaya”

Desde os tempos de nossos ancestrais, é que neste período de Mahashivatri, que acontece na última Lua Nova do calendário védico, que os devotos do Senhor Shiva se reúnem, para dedicar 3 noites inteiras de devoção aos pés de lótus do Senhor da Transformação, O Senhor de Todas as Cores, o Grande Alquimista Cósmico, o Senhor Shiva.

“MOMENTO ESPECIAL DE ILUMINAÇÃO”

MAHASHIVARATRI 2016 – AS 3 NOITES DO SENHOR SHIVA
DATA: 5, 6 e 7 de março de 2016

E hoje também é assim! E é por isso que nos reuniremos na Aldeia de Shiva, no período de 5, 6 e 7 de março de 2016, para celebrarmos juntos, este momento auspicioso.

É neste período, que os devotos do Senhor Shiva do mundo inteiro, aceitam o desafio de entoar mais de 1.008 voltas de rudra mala em cada um dos 3 dias de Mahashivaratri, entoando apenas o mantra sagrado OM NAMAH SHIVAYA. Como oportunidade única de se elevar para a plataforma de semi-deus, e alcançar Moksha – liberação do Samsara, a Roda de Nascimentos e Mortes.

Durante o evento, os devotos mais austeros e experientes, ficam de jejum durante os 3 dias de Mahashiratri, consagrando apenas água e a Santa Luz!

Todas as ações pecaminosas cometidas durante o ano inteiro, tem a oportunidade de serem neutralizadas, quando se participa de um evento desta magnitude espiritual.

Para participar, você precisa ser um membro frequentador da Aldeia de Shiva, pois as vagas são limitadas!

PROGRAMAÇÃO:

DATA: 05.MARÇO.2016 (Sábado)
DIREÇÃO: Kayane
21h00 – Ritual da Família Cósmica (Ganesha, Shákti e Shiva)
04h00 – Abhisheka e Shiva Lingam Puja
05h00 – Shiva Mantra Yoga
06h00 – Hatha Yoga

DATA: 06.MARÇO.2016 (Domingo)
DIREÇÃO: Akaiê Sramana
12h00 – Abhisheka e Shiva Lingam Puja
14h00 – Estudo da Ordem de Shiva
21h00 – Maha Ritual de Shiva
04h00 – Abhisheka e Shiva Lingam Puja
05h00 – Shiva Mantra Yoga
06h00 – Hatha Yoga

DATA: 07.MARÇO.2016 (DIA PRINCIPAL – 2a feira)
DIREÇÃO: Akaiê Sramana
12h00 – Abhisheka e Shiva Lingam Puja
14h00 – Shiva Mantra Yoga
21h00 – Mahashivaratri
04h00 – Abhisheka e Shiva Lingam Puja
05h00 – Shiva Mantra Yoga
06h00 – Hatha Yoga
07h00 – Shiva Prashada

Durante todos os dias do Mahashivaratri serão realizados sat sanga – atividades devocionais, entoação de mantras, hatha yoga, bajhans – cantos devocionais, puja – onde é oferecido os 4 elementos e abhisheka – onde são oferecidos água fresca, leite, caldo de cana, ghee e mel ao Shiva Lingam.

A Santa Luz será consagrada apenas à noite, durante as cerimônias devocionais, que começa às 21h00 e finaliza às 6h00 da manhã. Para esta ocasião especial, será servida a Santa Luz de maior grau, a 15×1, conhecida na aldeia como “Shivaya”.

ATENÇÃO: O Mahashivaratri 2016 inicia no sábado, 05.MARÇO.2016 às 21h00, e finaliza na terça-feira, 08.MARÇO.2016 às 7h00 da manhã, com a quebra de jejum e Shiva Prashada – alimento espiritual composto de grãos, dedicado ao Senhor Shiva.

LOCAL: ALDEIA DE SHIVA / JUQUITIBA-SP

RESERVAS: (11) 4681-2810 / (11) 94170-2257

EMAIL: contato@aldeiadeshiva.org

PARA SABER COMO CHEGAR, ACESSE:
http://www.aldeiadeshiva.org/localizacao.html

NA ALDEIA DE SHIVA, O MAHASHIVARATRI ACONTECE TODOS OS ANOS!!!

Mahashivaratri é um Festival Ancestral Sagrado, dedicado ao Deus Shiva, Senhor da Transformação, Pai do Xamanismo e Destruidor da Ignorância. O único Deus Índio do panteão hindú, Dançarino Cósmico, Deus da Vida/Morte/Transformação/Renascimento, Senhor da Cura, Magia, Consorte de Parvati, Matador de demônios, Protetor dos fracos e oprimidos, Senhor da Renovação e Regeneração.

O Mahashivaratri é um dos maiores rituais hindus, também conhecido como a Grande Noite do Senhor Shiva. Esta cerimônia acontece todos os anos na Aldeia de Shiva, seguindo o calendário lunar Falgun Krishna Paksha Chaturdashi do Norte da Índia.

A HISTÓRIA DO MAHASHIVARATRI

No Shiva Purana é dito que, em todos os meses, a noite anterior ao dia da Lua Nova é dedicada ao Senhor Shiva. Essa noite é chamada Shivarátri, “A Noite de Shiva”. Uma vez ao ano, no mês de fevereiro/março, chamado Phalgun, há um dia e uma noite inteiros dedicados ao Senhor Shiva, chamado Maháshivarátri. Esse dia é de orações, rituais, ascetismo e práticas espirituais. É quando novos sannyásis, mestres espirituais, renunciantes, são iniciados; pessoas que desse momento se propõem a viver somente suas buscas espirituais. Na Índia, em todos os templos do Senhor Shiva, há uma grande comemoração nesse dia.

Shiva é o asceta. Ele dissolve a criação para o aparecimento de outra. Ele remove a ignorância para dar lugar ao conhecimento. Ele ajuda os ascetas, os yogis, xamãs, curadores e os estudantes de Vedanta no seu caminho espiritual. Ele domina todas as disciplinas físicas e mentais. Freqüentemente encontramos imagens do Senhor Shiva em profunda meditação. Muitos se espantam ao vê-lo envolto em serpentes e decorado com cinzas. A serpente simboliza o ego, o ahamkára, que para Ele não é um problema. Para Ele o ego é um alamkára, uma decoração, pois Ele tem o conhecimento do Eu real, ilimitado. As cinzas representam a queima da ignorância e da ilusão. Os cabelos são compridos como os de um asceta, com um coque no alto da cabeça aparando o rio Ganges, que vem com grande força destruidora, para fazer com que esse mesmo rio saia mais tranqüilo para abençoar os seres na Terra. Ao seu lado, em uma de suas mãos, o tridente, Trishula, símbolo de poder, cura e proteção, e na outra o Damaru, pequeno tambor de onde partem os primeiros sons da criação.

Shiva é Íshvara, também chamado Maheshvara e Jagadíshvara – o Grande Senhor e o Senhor do Universo. Íshvara é o todo, toda a criação e a causa desta. Por isso o Senhor Shiva também é simbolizado por um lingam. Lingam, em sânscrito, significa alguma coisa com a ajuda da qual você vê outra coisa. É uma indicação. Shivalingam é uma forma sem forma específica. Uma forma que inclui todas as formas. É o símbolo do Todo, que é Shiva.

No dia de Mahashivarátri os devotos passam o dia em atividades religiosas e espirituais. Ficam em silêncio, jejum e orações, e no templo há, durante o dia e a noite, uma corrente contínua de repetição do mantra OM NAMAH SHIVAYA – Saudando o Senhor Shiva. Durante o dia vários rituais são feitos. À noite é feito o áratri (ritual simples com fogo e cânticos) e o Abhishekam.

Durante todo esse dia e essa noite, Shiva, que significa Auspiciosidade, é lembrado. Não só Ele, mas o que Ele representa: a dedicação total à chamada vida espiritual e à busca do conhecimento; a destruição completa da ignorância e quaisquer obstáculos que possam existir; a dissolução do devoto no altar da devoção, na chama do conhecimento da identidade da natureza de ambos. O devoto do Senhor Shiva alcança o Absoluto que é!

No Mahashivaratri, Shiva Pujas são realizados em homenagem a Mahadeva, porém o ritual mais característico desta festividade é o “Abhishekam” (banho ritual do Shiva Lingam). Em geral os devotos passam o dia jejuando ou alimentando-se de leite e frutas aguardando o primeiro Abhishekam que acontece somente às 6 horas da tarde. Os abhishekams podem acontecer de três em três horas (6, 9, meia-noite, 3 horas) e podem ser de leite apenas (PayaSnanam) ou de leite, yogurte, ghee e mel – alternadamente.

Tragam frutas e flores para ficarem no altar e para serem servidos ao final do rito, ou já estarem ali desde o início como uma oblação, qualquer oferenda pode ser feita mentalmente por meio da visualização nítida, os elementos concretos ajudam quando o ritual é coletivo, pois nem todos os participantes tem a mesma compreensão e sutileza no trato devocional.

O Shiva Lingam é colocado dentro de um Kharpara (prato de barro fundo) e o mantra “OM NAMAH SHIVAYA” é recitado por todos os presentes, muitas vezes, e, ao final de cada volta (108 repetições) no Mala ( O Rudraksha Mala é sempre o mais apropriado para honrar o Senhor Shiva) o Shiva Lingam é banhado com os elementos de devoção.

O Mahashivaratri é a ocasião auspiciosa para alcançarmos paz de espírito, êxito nas nossas devoções, prosperidade e abundância plena e absoluta em nossas vidas, remover a ignorância e conquistar a libertação. Lembremos que o Senhor Shiva presente no Lingam ereto representa o ideal Tantrika de “Bhoga e Yoga” – desfrute e união com o Divino, gozo e disciplina mística, êxtase e espiritualidade.

O Linga Purana declara que o Lingam ereto é fonte de prazeres e alegria neste mundo e liberação do ciclo de renascimentos para aqueles que lhe são devotos.

Om namah Shivaya!!!
OM namah Shivaya!!!
OM namah Shivaya!!!

Shivaya namah OM!!!

LENDA DE MAHASHIVARATRI

Há várias lendas interessantes relacionadas ao festival do Maha Shivaratri. De acordo com um das lendas mais populares, Shivaratri marca o dia do Casamento Sagrado do Deus Shiva com a Deusa Parvati. Alguns acreditam que estava na Noite Auspiciosa do Shivaratri que o Deus Shiva executou o “Tandava”, a Dança Cósmica da Criação Primitiva, Preservação e Destruição. Outra lenda de Shivratri popular declarou que em estados de Purana que estavam em Shivaratri, que o Deus Shiva se manifestou na forma de um Lingam. Conseqüentemente é considerado que o dia é extremamente auspicioso por devotos de Shiva e eles celebram isto como Mahashivaratri – a Noite Principal de Shiva.

TRADIÇÕES E COSTUMES DO MAHASHIVARATRI

Várias tradições e costumes relacionados ao Festival de Shivaratri são seguidas com devoção pelos adoradores (principalmente as devotas) de Shiva. Devotos passam um jejum rígido em honra de Shiva, entretanto muitos fazem um regime de frutas e alguns não consomem uma gota de água sequer. Devotos acreditam fortemente que a adoração sincera ao Deus Shiva no dia Auspicioso do Mahashivaratri, perdoa uma pessoa de seus erros e karmas negativos e o libera do ciclo de nascimento e morte (Samsara). Shivaratri é considerado especialmente auspicioso para mulheres. Enquanto as mulheres casadas rezam pelo bem-estar dos maridos delas, as mulheres solteiras rezam para conseguirem um marido como o Deus Shiva que é considerado como o Marido Ideal.

Para marcar o Festival de Shivratri, devotos acordam cedo e tomam um banho ritual, preferivelmente no rio Ganges (Rio que segundo a Mitologia Hindu surgiu dos Belos Cabelos de Shiva). Depois de vestirem uma nova e limpa veste os devotos visitam o mais próximo templo de Shiva para dar banho ritual ao Shiva Lingam com leite, mel, iorgute, água, caldo de cana, etc.

No Mahashivaratri, a adoração ao Deus Shiva continua durante o dia e a noite. Todo três pares de horas executam puja ritual de Shivalingam, dando banho no Lingam com leite, iorgute, mel, ghee, açúcar e água cantando o mantra de Shiva: “Om Namah Shivaya” e tocando os sinos do templo. Vigília da Noite Longa de Shiva ou Jaagran também é observado em templos de Shiva onde o número grande de devotos canta os hinos noturnos e canções devocionais em elogio ao Deus Shiva. Só na manhã seguinte que o devoto sai do seu jejum, participando da prasada (banquete sagrado hindu) oferecido à Deidade.

OFERENDAS A SHIVA E SEU SIMBOLISMO

Água fresca é para pureza.
Leite é para abundância.
Iogurte é para prosperidade.
Mel é para pacificar a voz.
Ghee é para obter vitória.
Caldo de cana é para felicidade.
Água de côco é para aumentar a devoção.
Ayahuaska, para despertar a supraconsciência

BHAJANS PARA SHIVA

Bhajans são canções devocionais indianas aos Deuses Hindus, que usam o som da fala, o tato da batida das palmas ou toques de tambores em harmonia e devoção as Deidades, os hindus acreditam também que os bhajans ajudam a limpar a atmosfera da Terra de energias e entidades negativas.

“TODAS AS GRAÇAS E TODAS AS GLÓRIAS AOS PÉS DE LÓTUS DE MAHADEVA

HARA HARA MAHADEVA – OM NAMAH SHIVAYA – MAHADEVA KI JAYA JAYA AHOW”

AGUARDAMOS POR VOCÊ!!!

Jaya Ahow

Akaiê Sramana

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *