SISTEMA DE CRENÇAS E VALORES

Um dos mais poderosos recursos do Coaching é a capacidade de ressignificar nossas crenças e valores. Expandido nossa consciência do estado atual para o estado desejado.

O Coaching nos leva a compreender o tamanho da percepção distorcida que temos de nós mesmos. A maioria das vezes por baixa estima e outras muitas por influência de nossos pais e do ambiente onde fomos educados na infância. Grande parte das vezes nossos pais nos transmitiram mensagens subliminares, durante a nossa infância, que se transformaram nas grandes verdades que possuímos acerca de nós mesmos, do mundo, e principalmente, acerca de nossas qualidades e limitações.

As informações que trazemos de nossa infância, são sempre suspeitas. Pois há ainda a herança genética, que é muito mais complexa do que os desejos e as projeções de nossos pais. Há exemplos de diversas pessoas que passaram grande parte de suas vidas sem ter tido a oportunidade de utilizar seus talentos naturais. Qualidades que podem ter sido herdadas de seus antepassados, ou qualidades natas, que não foram possíveis serem desenvolvidas.

O Coaching é capaz de nos levar a compreender e a ressignificar as experiências incompletas que passamos desde a infância, reposicionando a imagem que temos de nós mesmos, dos outros e do mundo ao nosso redor. Além de abrir nossa percepção para a transformação comportamental, para a superação, alavancagem e alcance da felicidade.

Assim, a melhor estratégia para ressignificar nossas crenças e valores, sem dúvida, é o Coaching. Por nos oferecer a oportunidade de fazer uma autoanálise profunda e eficiente, e realmente honesta, sobre nossos pontos fortes e nossos pontos de melhoria.

Nosso Sistema de Crenças e Valores, é a base subjetiva da consciência que possuímos acerca de nós mesmos, com todas suas leis e acordos. Nosso Sistema de Crenças e Valores é o nosso Livro da Vida, e este livro é manipulado por dois papéis que exercemos inconscientemente, o de “juiz” e o de “vítima” das circunstâncias, e é este Livro da Vida que define nossos pontos fortes e pontos de melhoria, ou seja, as crenças e valores que alimentam nossa consciência.

Passar pelo processo de Coaching é ter a coragem de abrir e reler este livro, na presença de um profissional devidamente qualificado – o Coach. Que o conduzirá para dentro de si mesmo, para rever suas leis e acordos, ajudando a analisá-las mais criteriosamente, em estado de “flow”, para ressignificar a sua história de vida, despertar seus talentos ocultos e expandir suas habilidades natas.

No processo de Coaching, o coachee (cliente) é levado a um estado natural de empoderamento pessoal, crescimento supraconsciente e aumento da energia vital, fatores importantes para realinhar as reais necessidades, prioridades e desafios da vida.

Independentemente do fato de nosso Sistema de Crenças e Valores terem sido herdados de nossos pais, de nossa infância ou de nossa experiência de vida, acredito que o Coaching seja o recurso mais aplicável para uma ressignificação significativa de nossa história de vida, exatamente por integrar em seu processo conceitos da Psicologia Positiva e de outras poderosas e comprovadas metodologias, que tem como objetivo, levar as pessoas ao estado tangível de “Felicidade”.

Akaiê Sramana

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *