HIPNOSE PODE CURAR A DEPENDÊNCIA?

Quando uma pessoa é hipnotizada, pode ser mais fácil para ela, acessar uma memória bloqueada. A mente humana tem uma notável capacidade de controlar o corpo quando nos concentramos. Hipnose ou Hipnoterapia, é um tratamento que faz uso de técnicas de relaxamento para induzir sugestões sobre a mente inconsciente.

Estudos têm mostrado que a hipnose pode ser muito eficaz, para lidar com doenças por abuso de substâncias, vícios comportamentais e dores crônicas.

Os estados de transe têm sido uma parte fundamental das cerimônias ancestrais de culturas tribais por milhares de anos. Na Europa do século 18, um médico austríaco chamado Franz Anton Mesmer, introduziu o primeiro estudo considerável em apoio a hipnoterapia. Na época, ele foi acusado de fraude pela comunidade médica.

Mas foi em 1950, após o médico Milton H. Erickson ter incorporado a hipnose em suas técnicas, que a hipnose passou a ser reconhecida pela American Medical Association e pela American Psychological Association. Embora os testes anteriores pela British Medical Association, já sugeria que a hipnose era eficaz para aliviar a dor intensa e problemas de nervos.

O estado hipnótico pode ser provocado por um hipnoterapeuta treinado, utilizando uma das muitas técnicas. O paciente entra em um estado em que ele se mantêm levemente acordado, embora esteja completamente relaxado. A pressão arterial, as batidas do coração e a pressão sanguínea, podem diminuir significativamente, e pode haver uma diferença na atividade das ondas cerebrais. Neste estado, há a dissociação da mente consciente, e a mente subconsciente, se move para frente.

Reformulando a consciência pessoal é mais fácil mudar uma perspectiva de teimosia, que bloqueia o processo de cicatrização. A mesma coisa tem sido demonstrada com a meditação e o uso dos entheógenos. Quando uma pessoa é hipnotizada, pode ser mais fácil para ela chamar uma memória bloqueada, e acessar à raiz de um problema. Assim como é possível para algumas pessoas, passar por uma cirurgia sem anestesia.

Tal como acontece com a maioria dos princípios, alguns pacientes são mais susceptíveis a sugestão do que outros. A Psychology Today sugere que cerca de 15 por cento da população é altamente hipnotizável. No outro extremo, 25 por cento da população não pode ser hipnotizada por outra pessoa.

Em 2003, cientistas alemães descobriram que a hipnose era quase duas vezes mais eficaz do que a terapia convencional para tratamentos de doenças psicossomáticas. A taxa de sucesso se elevou de 37 por cento para 64 por cento em pacientes submetidos à hipnoterapia, como parte de um plano de tratamento mais abrangente.

É difícil afirmar quanto tempo os resultados podem durar. Mas depois de descobrir e de se convencer de que a sua droga de preferência é fisicamente repugnante, será muito difícil para você não mais acreditar nessa possibilidade. Não há cura para o vício, porém, você é capaz de interromper o comportamento viciante.

A hipnoterapia apenas pode ser exercida por profissional devidamente capacitado, tais como psicólogos e psicanalistas, ou terapeutas devidamente certificados em Hipnoterapia, ou seja, que passaram por treinamentos de formação livre e foram submetidos aos critérios de avaliação de instituições tais como International Hypnosis Association e The American Board of Hypnotherapy.

Se você ou alguém que você conhece está lutando contra o abuso de substâncias tóxicas ou comportamentos de dependência, considere esta opção de tratamento, e busque um profissional devidamente capacitado em hipnoterapia.

Lindo seja seu caminhar,

Akaiê Sramana
ARTIGO_HISTORIA_DA_HIPNOSE

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *