O EGO E A INVEJA

Na Natureza tudo possui um significado e uma importância. O Ego e a Inveja, servem paralelamente, como Meio de Vida.

Entidades primitivas sobreviveram em nosso planeta por causa desses sentimentos. Elas continuaram suas vidas cheias de luta e sofrimento, tentando obter a maior parte de todas as coisas para si mesmas. Esses são sentimentos dados pela Natureza, para a própria Preservação da Vida. Entretanto, como a Vida tem como objetivo tornar sutil o Ser Humano e sua abstração da realidade de tudo, aqui se torna um limite que separa o Ser Humano dos animais. Inclusive, esses sentimentos foram também desenvolvidos pelos animais domésticos, porque tudo aquilo que um Ser Humano pensa, afetará, pelas mesmas vibrações, todos aqueles que se encontram em seu Campo de Influência.

Quando utilizamos nossa Energia Vital positivamente, colocamos toda a Natureza sob nossa influência, observem isso através do caráter bondoso dos animais e da exuberância das flores ao seu redor. Quando doamos energia, a Felicidade que recebemos de volta, também é um assunto do Ego. Porém, essa satisfação espiritual, desenvolve Egos Positivos.

A Inveja, assim como o Ego, também prepara o Ser Humano para muitos avanços, quando usada positivamente. Embora, o sentimento de Inveja apresente um ressentimento de alguma deficiência, procurar ser como uma pessoa mais desenvolvida do que você, é um sentimento de Inveja Positiva. Porém, há o tipo oposto de inveja, aquela que deprecia aqueles que estão no nível em que o invejoso não pode chegar e prefere assim, torna-se superior aos olhos da sociedade. Esse é o aspecto mais negativo da Inveja.

Nem as menores criaturas da Natureza, que consideramos baixas e sem importância, possuem esse tipo de sentimento. Isso porque eles fazem tudo instintivamente. O Ser Humano é um ser pensante. Isso é o que o diferencia dos animais. Os Seres Humanos tem a capacidade de limitar seus sentimentos instintivos através do intelecto.

Se o Ser Humano, que tem a capacidade da criação, utiliza os sentimentos de Ego e Inveja no sentido negativo, isso o afasta da classe da Humanidade e o situa em uma classe muito abaixo das entidades mais primitivas da Natureza.

Damos isso como exemplo. Para de fato, não perdermos nosso precioso “tempo” com esses assuntos e tipos de sentimentos negativos. Perder tempo com eles significa roubar tempo de outros Seres Humanos, e isso seria uma injustiça para com eles.

A Espécie Humana, no devido tempo, solucionará tudo isso por si mesma. Esse é o caminho do Ser Humano Genuíno.

Lindo seja seu caminhar… estamos juntos, sempre!

Jaya Ahow

Por Akaiê Sramana

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *